Pilates Dance: o ponto de encontro entre o Pilates e a Dança

Pilates Dance: o ponto de encontro entre o Pilates e a Dança

Seja bem-vindo ao Pilates Dance! O mundo onde o movimento acontece por meio do encontro entre o Pilates e a Dança! Meus dois amores!

Sou Marcela Piston idealizadora do método Pilates Dance. Tudo começou com a minha maneira de treinar Pilates sozinha! Como fui bailarina durante muitos anos, a música e a dança nunca saíram de mim. Sempre em minhas práticas utilizei música e, como toda bailarina não resistia a me movimentar fora do ritmo. Assim, eu acabava coreografando tudo, inclusive os movimentos nos equipamentos.

Trabalho há alguns anos com formação de professores em Pilates e sou palestrante em grandes eventos de atualização do método. A primeira vez que compartilhei minha experiência combinando Pilates e Dança foi em um Workshop em 2011, onde o assunto era: “Como o pilates pode ser usado para melhorar a performance e prevenir lesões de bailarinos”.

Como sempre fui envolvida com a dança (ballet, jazz, dança contemporânea e dança de salão), eu tive oportunidades de aplicar essa combinação em alguns profissionais e obtive excelentes resultados.

Aos poucos, sem eu me dar conta, comecei a usar música e coreografias em meus aquecimentos e sabe o que aconteceu? Os alunos AMARAM!!!!

Em 2015, criei a aula toda coreografada, mas esse processo ainda estava em construção. Em 2016, com o método já concebido e completo, tive a oportunidade de lança-lo no Congresso Brasileiro de Pilates e para minha felicidade foi um sucesso.

Agora, porque essa combinação deu tão certo???

Joseph auxiliou diversas companhias de dança e precursores da dança moderna a desenvolver um corpo de baile livre de lesões e com excelente condição física. É possível inclusive percebermos movimentos da dança presentes no repertório de Joseph.

Após sua morte (1967), seus seguidores (TODOS BAILARINOS), conhecidos atualmente como elders, continuaram com método e auxiliaram em sua propagação.

Ainda hoje, o método pilates e a dança continuam uma parceria que deu certo. O Pilates Dance é exatamente a prova dessa combinação!

Movimentos precisos, fluidos e controlados associados à elegância do ballet, alguns momentos: livres, cheios de emoção e diversão da dança contemporânea e jazz, associados com músicas, o suporte de estudos científicos relacionados a biomecânica de movimento e um toque de didática para que qualquer pessoa possa participar e usufruir de benefícios incríveis, como:

  • Flexibilidade/mobilidade;
  • Postura;
  • Força;
  • Coordenação motora;
  • Consciência corporal;
  • Ritmo;
  • Equilíbrio;
  • Resistência muscular;
  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Emagrecimento;
  • Aumenta a autoestima.

Veja a agenda de turmas, clique aqui!

Deixe uma resposta