Joseph Pilates – O criador do método Pilates

Joseph Pilates – O criador do método Pilates

Na Alemanha, nas proximidades de Düsseldorf, em uma pequena vila denominada Monchengladback, nasceu em 1880, Joseph Humbertus Pilates. Na infância sua saúde foi frágil. Ele sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. Dedicou-se à melhora de sua condição sica, praticando mergulho, esqui, ginástica e boxe. . Autodidata, aprofundou seus conhecimentos em fisiologia, anatomia e medicina tradicional chinesa. Suas influências foram amplas, desde os princípios de yoga e artes marciais ao estudo do movimento dos animais. (PANELLI & DE MARCO; 2006). Em 1912 aos 32 anos, tornou-se boxeador profissional e mudou-se para Inglaterra, onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo. Durante a Primeira Guerra Mundial, vivendo na Inglaterra foi considerado estrangeiro inimigo e, em 1914, recluso no campo de concentração de Lancaster. Lá atuou como enfermeiro, ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que criou. Utilizava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de poderem levantar, criando os aparelhos que são utilizados até hoje: Reformer, Cadillac, High Chair, Wall Unit, Mini Barrel e Step Barrel. As experiências com os enfermos, feridos e mutilados e as amplas influências de outras técnicas tornaram-se a base do seu método.

Segundo Panelli & De Marco (2006), seu trabalho foi reconhecido quando, em 1918 ocorreu uma epidemia do vírus Influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos internos sob seu treinamento tenha sido infectado. Notou-se, nesta oportunidade que os mesmos viram sua saúde beneficiada graças aos treinos e exercícios a que foram submetidos, ainda que não existissem comprovações cientificas na época. . No final da guerra, Pilates voltou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, que chamou a atenção em primeiro lugar de membros do mundo da dança e mais tarde recebeu um convite do governo para treinar a força policial de Hamburgo.
. Em 1926 Pilates, aos 46 anos, emigrou para Estados Unidos, fundando em Nova York seu primeiro estúdio.  Na América, o método criado por Pilates continuou atraindo bailarinos por complementar o treinamento tradicional deles. Mas também começou a ser praticado por atletas, atores, atrizes e pessoas famosas, todos querendo praticar o único método que fortalece o corpo, sem deixá-lo excessivamente musculoso. (CAMARÃO, 2004)

Joseph Pilates além de ter criado um método revolucionário, também foi uma das primeiras pessoas a fazer uma abordagem holística, a ver o corpo como um todo e inserido no meio ambiente. O Pilates é o único método de alongamento e fortalecimento muscular que não causa lesão à pessoa que o pratica, não são feitos exercícios localizados. Segundo Camarão (2004), Joseph Pilates morreu, em 1967, aos 83 anos por consequência de um incêndio em seu estúdio, quando na tentava de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Joseph Pilates além de não deixar herdeiros, também não indicou um sucessor para dar continuidade ao seu método. Mesmo assim a marca foi registrada e gerou um processo que se arrastou por muitos anos. Em 20/10/2000, a Corte Federal de Nova York, tornou nula a marca registrada pelo The Pilates Studio, tornando Pilates um nome de uso público, por se tratar da denominação de um método de trabalho.

Vamos ver essa história de um jeito animadinho?! Aperte o play!!!

Deixe uma resposta